5 razões para ter uma lava-louças


 

1. Economizar tempo e esforço.
 

Lavar louças é uma tarefa ingrata, pois parece nunca ter fim... Quando a gente menos espera, sempre aparece mais um copo sujo na pia! Então, por que não deixar esta desagradável tarefa para a lava-louças?

Veja só quanto tempo livre você poderia ganhar: considerando uma máquina de 12 serviços (que lava de uma vez cerca de 50 itens, entre copos, pratos e talheres), são necessários aproximadamente 5 minutos para preenchê-la com as louças sujas, e depois mais 4 minutos para retirar as louças limpas após da lavagem. Já para lavar a mesma quantidade de louças à mão, cerca de 60 minutos seriam gastos. Ou seja: substituindo a lavagem diária à mão pela lava-louças, depois de 1 ano seria possível economizar cerca de 310 horas - ou quase 13 dias inteiros de folga! Já pensou?

 

2. Economizar água e energia elétrica.
 

Além de economizar tempo e esforço, as lava-louças usam muito menos água que a lavagem à mão. Isso porque elas são capazes de otimizar o fluxo de água, usando menos para lavar mais.
 

Lavar louça à mão com uma torneira semi-aberta por 15 minutos consome 117 litros de água (Fonte: Sabesp, "Uso Racional de Água" - www.sabesp.com.br). Já uma lava-louças de 8 serviços (com capacidade para lavar o conjunto de louças utilizado por 8 pessoas em uma refeição) gasta apenas 20 litros em um ciclo de lavagem completo.
 

As lava-louças atuais também podem economizar energia elétrica, assim como os demais eletrodomésticos modernos. A máquina de lavar louças aquece a água somente quando necessário, ou seja, nos ciclos específicos de lavagem. Se a compararmos com as torneiras elétricas, que são utilizadas de forma contínua (principalmente no inverno!), as lava-louças podem representar uma economia considerável de energia.
 

3. Preservar o meio-ambiente.
 

Ao utilizar menos água e energia, além de obviamente economizar dinheiro, você também contribui para o uso racional de recursos naturais. Ou seja: a lava-louças é ecologicamente correta!
 

4. Louças limpas, brilhantes e secas.
 

A alta temperatura da água (50° a 70°C) garante que sujeiras e manchas de comida sejam devidamente removidas durante a lavagem, que é feita com constantes jatos de água quente e em alta pressão.
 

5. Mais higiene na cozinha.
 

As louças lavadas na lava-louças, na grande maioria das vezes, são mais limpas e higienizadas do que as lavadas à mão. Sabe por quê? Porque a lava-louças usa água a altas temperaturas, muito mais elevadas do que as suas mãos podem aguentar. Com isso, a sujeira é removida de maneira mais fácil e eficaz.
 

Além da alta temperatura da água, usando a lava-louças você protege sua família de germes e bactérias prejudiciais à saúde, que se acumulam aos milhões em esponjas, panos de prato e de pia, e que não morrem facilmente, pois estes são ambientes úmidos, muito favoráveis ao desenvolvimento e proliferação destes microorganismos.
 

Confira a nossa lista de lava-louças.

 

Veja também: 
O que são coifas?
O que é um cooktop?
8 grandes motivos para obter uma adega climatizada
Conheça vantagens e desvantagens entre fogões e cooktops