A que altura devo montar uma coifa de fogão?


 
As coifas de fogão são projetadas para evitar que o vapor, a fumaça e a gordura resultantes do processo de cozimento circulem para os outros ambientes da casa. Elas capturam esses vapores e os levam para fora. A instalação é simples, e um dos maiores problemas é determinar a altura da instalação.
 
Altura do fogão
 
Um dos principais fatores que afeta a altura de instalação da coifa é a altura do fogão em si. Nem todos os modelos possuem a mesma altura, alguns são mais altos, e outros ainda têm um relevo traseiro, deixando-os ainda maiores. É impossível prender a coifa em uma altura menor do que a da parte mais alta do fogão, e prendê-la logo acima do fogão também é ruim, pois seria difícil cozinhar neste fogão, já que a coifa estaria muito perto dele.
 
Altura do teto
 
A altura do teto da cozinha também determina a posição de montagem da coifa. Se o fogão for alto e o teto for baixo, suas opções de montagem serão limitadas. Você quer que o duto de ventilação esteja perto o suficiente do teto para que a ventilação seja adequada, mas não pode ficar longe demais do fogão, ou a coifa não seria eficaz. Deve haver um equilíbrio entre a altura do fogão e a do teto.
 
Altura do duto de ventilação
 
A altura do duto de ventilação em si também afeta bastante a posição da coifa. Se ela for grande demais para caber entre o fogão e o teto, você terá que obter uma coifa menor. Também é preciso considerar o tamanho do duto que é fornecido com a coifa, e onde o arquiteto colocou o buraco do sistema de ventilação. Se não houver nenhum buraco, você terá que abrir um no lugar que achar melhor, mas caso haja, terá que usar o que já está lá.
 
Medida média
 
A altura média de instalação de uma coifa de fogão fica entre 45 e 76 cm de altura acima do ponto mais alto do fogão. Assim, você terá espaço suficiente para cozinhar, ver o que está no fogão e colocar panelas grandes sobre ele. Os chefs mais altos podem preferir colocar a coifa em alturas ainda maiores. Se não estiver confiante quanto à altura ideal, pode pedir para uma empreiteira ou para a empresa que lhe vendeu a coifa avaliar a situação.

 

Veja também: 
O que são coifas?
O que é um cooktop?
8 grandes motivos para obter uma adega climatizada
Conheça vantagens e desvantagens entre fogões e cooktops