Como compor sua adega


 

Toda adega deve refletir as tendências e gostos do seu dono, isso é fato. Por esta razão as sugestões listadas nesta matéria, têm por objetivo dar um norte quanto ao mais proveitoso inventário vínico para adegas portáteis de pequeno porte (12 a 40 garrafas).


Os critérios utilizados para validar as sugestões a seguir, transitam entre o técnico, o usual, o funcional e o climático, levando em conta ainda a natureza primordial de complemento alimentar, inerente ao vinho. Tome estas sugestões como dicas, adequando-as ao seu gosto e possibilidades.

Iniciaremos por uma adega de 12 garrafas cujo equilíbrio pede 06 vinhos tintos, 03 vinhos brancos, 02 vinhos espumantes brut e 01 vinho de sobremesa (todos ao seu gosto, claro).
Se a adega for de 20 garrafas, abasteça-a com 08 tintos (Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Carmenere chilenos e Malbec argentino), 06 brancos (Chardonnay, Sauvignon Blanc chilenos e Torrontés argentino), 01 rosado do novo mundo, 04 espumantes brut nacionais e 01 vinho de sobremesa: Porto.

 

Para uma adega de 30 garrafas a conta é: 14 tintos (Cabernet, Pinot, Merlot, Carmenere e Syrah chilenos, Malbec e Bonarda argentinos e Tempranillo espanhol), 07 brancos (Chardonnay e Sauvignon Blanc chilenos e Torrontés argentino), 02 de rosados sul-americanos, 05 espumantes brut, sendo 04 brasileiros e 01 Cava e 02 vinhos de sobremesa (Porto e Late Harvest). Uma adega de 40 garrafas estará bem fracionada com 18 vinhos tintos (Cabernet Sauvignon, Carmenere, Pinot Noir e Syrah chilenos, Malbec e Bonarda argentinos, Tannat uruguaio, Merlot brasileiro, Sangiovese toscano, Tempranillo espanhol, Touriga Nacional português), 10 vinhos brancos (Chardonnay e Sauvignon Blanc chilenos, Torrontés argentino e Alvarinho português), 02 vinhos rosados sul-americano, 08 espumantes brut, sendo 04 brasileiros, 02 Cavas e 02 Champagnes) e 02 vinhos de sobremesa (Porto e Late Harvest sul-americano).

Observação: No verão os tipos de vinhos quantificados acima (tinto, brancos e espumantes) passariam por um pequeno ajuste em razão do clima e da gastronomia da época.  

 

Confira nossa lista de adegas!

 

Veja também: 
O que são coifas?
O que é um cooktop?
8 grandes motivos para obter uma adega climatizada
Conheça vantagens e desvantagens entre fogões e cooktops