Como escolher um cooktop?


 
Qual a vantagem de ter cooktop e forno elétrico, ao invés de um fogão?

Como o cooktop é um fogão de mesa e é separado do forno, então podem ser instalados onde for mais prático para quem irá usar. O espaço abaixo do cooktop fica vago para armários, enquanto o fogão convencional não permite isso por causa do forno. E o legal é que se a pessoa optar por um forno a parte, ela pode posicioná-lo de modo que não precise se abaixar para colocar ou retirar pratos.
 
Quando, por exemplo, a cozinha é no modelo corredor e se tem pouco espaço, cada milímetro vale ouro! Existem diversas marcas e modelos, mas é preciso escolher qual tipo de cooktop comprar!
 
Existem três tipos de cooktops:
 
Cooktop à gás: 
 
É o modelo mais comum nas cozinhas contemporâneas e ele funciona praticamente igual ao fogão convencional que já estamos acostumados. O gás pode ser encanado ou usando botijões, e ele possui queimadores de chama viva. Eles podem ter tampa de inox ou vidro temperado e geralmente os fogareiros são de material esmaltado resistente.
 
 
Cooktop elétrico:
 
Este modelo é ótimo para quem ama cozinhar porque oferece precisão total de temperatura. As resistências ficam posicionadas abaixo da mesa de vidro e a potências são ajustadas com controles eletrônicos. Neste sistema elétrico, o cooktop usa a energia elétrica para aquecer as resistências, que geram o calor necessário para o cozimento. Diferente do modelo à gás, este cooktop não gera fogo (chama) e dispensa a instalação do gás. O único ponto baixo deste modelo é que tem alto consumo de energia elétrica.
 
 
Cooktop por indução:
 
Este é o mais moderno e o mais desejado dos três! O sistema por indução gera calor quando acontece o contato das panelas de metal sobre a tampa vitrocerâmica através de correntes eletromagnéticas. A vantagem é que não existe perda de calor para o ambiente, pois toda a energia vai somente para o alimento, e o melhor, se você encostar a mão sobre o queimador não irá se queimar! Vale lembrar que este modelo requer que as panelas sejam em aço, multicamada/fundo triplo ou ferro fundido, pois este sistema não funciona com panelas de alumínio, vidro, cerâmica e itens com a base de cobre ou pirex, por não serem materiais magnéticos.
 
Fonte: http://comprandomeuape.com.br/
 

Veja também: 
O que são coifas?
O que é um cooktop?
8 grandes motivos para obter uma adega climatizada
Conheça vantagens e desvantagens entre fogões e cooktops