Cozinha do Futuro


 

A cozinha do futuro será totalmente interativa e vai ajudar não apenas no momento de cozinhar, mas também na hora das compras e de comer com eficiência e higiene. E muita dessa tecnologia já existe - ainda que em protótipos.

Geladeiras inteligentes usam wi-fi, telas de tablets e leitor de códigos de barra para calcular a quantidade de comida armazenada e suas datas de vencimento. Elas também podem sugerir receitas baseadas nos ingredientes em estoque. Veja outras novidades que podem estar disponíveis em breve:

Foodini

A empresa Natural Machines, de Barcelona, criou um protótipo chamado Foodini. A máquina é uma impressora 3D que produz diversos tipos de alimentos, de ravióli a chocolate, passando por torradas com detalhes feitos com geleia.

A NASA vem pesquisando uma tecnologia similar para produzir alimentos mais apetitosos para seus astronautas em missões. Lynette Kucsma, diretora da Natural Machines disse à BBC: 'Estamos em busca de comida do dia a dia, comidas saborosas como ravióli ou nhoque. Mas também queremos decorar as torradas que você come no café da manhã.'

Segundo a empresa, a Foodini poderia custar algo como US$ 1.350 (cerca de R$ 3 mil), mas não há planos para que ela chegue às lojas tão cedo.

Chop-syc

Outra inovação é uma tábua de cortar com uma tela touchscreen, criada por Siobhan Andrews. Batizado de Chop-Syc, o protótipo já ganhou competições de design. Munida de um sistema wi-fi, ela consegue pesar ingredientes, sugerir receitas e medir a quantidade de um item a ser usado, de acordo com o número de pessoas que vão comer aquele prato.

Segundo Siobhan, a ideia da tábua é 'simplificar a gastronomia saudável'. O produto também consegue adicionar o ingrediente de uma receita à sua lista de compras e fazer o pedido em um site de compras online.

Feita de vidro resistente, ela permite que alimentos sejam cortados sem que sua estrutura seja prejudicada.

Nutrima

Uma espécie de tapetinho dobrável e com wi-fi, o Nutrima é capaz de pesar os alimentos e também de calcular seu valor nutricional. Basta colocar os ingredientes sobre o protótipo.

Finalista em uma competição de design patrocinada pela Electrolux neste ano, o equipamento carrega sua bateria apenas ao ser dobrado.

Essa tecnologia de tela dobrável é uma das que mais se desenvolve. E não é preciso muita imaginação para se perceber em como essas gadgets inteligentes vão, em breve, compartilhar informação com nossas geladeiras inteligentes.

HAPIfork

Lançado este ano, o HAPIfork monitora a velocidade que você come, em uma tentativa de fazer com que as pessoas desacelerem na hora das refeições.

Já foi comprovado que comer rápido demais contribui para a obesidade, porque nossa sensação de fome e saciedade demora mais para chegar. Nossos hábitos alimentares podem ser armazenados em um computador e transformados em um gráfico.

 

Veja também: 
O que são coifas?
O que é um cooktop?
8 grandes motivos para obter uma adega climatizada
Conheça vantagens e desvantagens entre fogões e cooktops