O que são coifas?


 

Exaustor ou coifa é um aparelho eletrodoméstico que remove o ar viciado, fumos ou maus cheiros, de cozinhas e recintos fechados. É responsável pelo tratamento dos gáses e vapores resultantes da cocção. Este tratamento pode se dar pela exaustão ou depuração dos gases.

 

Embora, na maioria dos casos, os exaustores contenham motores elétricos, há modelos em que a energia utilizada é fornecida pela própria natureza (vento ou correntes de convecção). São utilizados para aeração de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes.

 

Podem ser instalados em interiores, com dutos para conduzir o ar servido às áreas externas de uma construção.

 

Os exaustores eólicos são de fácil instalação, adaptando-se a qualquer tipo de telhado, com baixo custo e sem alterações estruturais.

 

Além disto, não produzem ruídos ou vibrações, não têm custos operacionais, e apresentam funcionamento ininterrupto e absolutamente seguro.

 

A depuração do ar é feita por dois sistemas distintos de filtragem:

Pré-filtragem: O ar é forçado a passar por um labirinto em alumínio, que retém as partículas mais significativas de gordura. São estas partículas as responsáveis pelas manchas causadas por gordura em paredes e objetos etc. Estes filtros podem ser lavados e não exigem substituição periódica.

 

Filtragem por Carbono Ativado: O carbono ativado tem a propriedade de absorver e reter a umidade. Assim, quando o ar passa por estes filtros, a umidade é retida, junto com as partículas menos significativas de gordura, responsáveis pelo odor característico deste material. Estes filtros devem ser trocados a cada 4 a 6 meses de acordo com o uso.

 

Uma boa circulação de ar na cozinha é imprescindível para que a fumaça e os cheiros produzidos pelos alimentos – sobretudo grelhados e frituras – não se espalhem pela casa toda. Para isso, saber escolher o produto que assumirá a tarefa de "limpar" o ar desse ambiente é fundamental. Nesse momento, uma pergunta se torna inevitável: exaustor, coifa ou depurador de ar? O exaustor possui um escopo de atuação mais restrito. Na prática, isso significa que sua função principal é expulsar o ar de dentro do ambiente onde se encontra. Ou seja, ele tira o ar quente da cozinha e o substitui pelo ar frio de fora da casa.

 

A coifa – disponível nas versões de parede ou em ilha - pode ou não trocar o ar do espaço. Um dos modelos conta com um sistema de tubulação que faz essa troca por meio da sucção do ar – e funciona, portanto, como um exaustor. O outro modelo, por sua vez, não realiza a troca, mas suga o ar quente, filtra-o e o devolve purificado ao ambiente. Atua na função depurador. A diferença básica entre um depurador e uma coifa que assume essa função é que o primeiro não possui a chaminé e, por esse motivo, tende a ser mais indicado para cozinhas com espaço reduzido.

 

E a gordura como fica? Simples. Exaustores não contam com sistemas para retirar a gordura do ambiente. Coifas e depuradores, sim. Na parte de dentro, a coifa possui um sistema de filtros de alumínio que serve para condensar a gordura que evapora do ar. Esse mecanismo conta com calhas que reservam essa gordura condensada. Potências Fique atento. Se por um lado se adapta melhor a ambientes pequenos, o depurador – justamente por ser o mais portátil de todos eles – possui uma potência menor. Seu mecanismo, todavia, se assemelha ao da coifa: ele suga o ar e o faz passar por um filtro.

 

Veja também: 
O que é um cooktop?
8 grandes motivos para obter uma adega climatizada
Conheça vantagens e desvantagens entre fogões e cooktops